sexta-feira, 6 de julho de 2012

Efeitos positivos e negativos das energias

-- PETRÓLEO --
efeitos positivos: o petróleo é fácil de armazenar e transportar; ele faz parte de muitos produtos que usamos, como fertilizantes, tintas, plásticos e obviamente em combustíveis, como a gasolina, por exemplo, além de roupas que usamos no dia-a-dia.
efeitos negativos: o petróleo é fortemente poluidor da atmosfera; existem muitos riscos em seu transporte e armazenamento, pois no transporte dele pode ocorrer vazamentos e se for em navios petroleiros, acaba derramando e poluindo parte do oceano, matando peixes e todos os tipos de animais marinhos.
-- CARVÃO MINERAL --
efeitos positivos: o carvão mineral é muito mais barato que o petróleo e o gás natural; a sua extração gera estímulos à economia, como a geração de empregos; produz uma grande quantidade de energia derivada de sua queima e não há nenhuma outra alternativa que lhe substitua a médio prazo.
efeitos negativos: essa fonte, assim como todas as outras, se esgotará um dia da natureza; sua extração é perigosa e possui uma alta emissão de gases de efeito estufa.
-- ENERGIA EÓLICA --
efeitos positivos: possui um baixo custo de manutenção e não impede o desenvolvimento local, como atividade agropecuária entre outras.
efeitos negativos:  tem um alto custo para a implantação de seus aerogeradores que produzem a energia e não funcionam intermitente(sem parar) suficientemente para gerar energia 24 horas, pois para isso acontecer seria preciso que tivesse vento no local o tempo todo.
-- ENERGIA NUCLEAR --
efeitos positivos: no meio ambiente, permite determinar a quantidade e local da ocorrência de poluentes, as causas da poluição e alternativas para evitá-las; na saúde, elementos produzidos em reator ajudam a aliviar dores, diagnosticar e curar problemas no coração, tireoide, fígado, ossos e cérebro; na agricultura, os radioisótopos(isótopos-elementos com mesmo nº atômico-radioativos) aumentam a produtividade da terra.
efeitos negativos: os rejeitos são tóxicos e existe possibilidades de um acidente, além da falta de tecnologia para tratar o lixo nuclear.
-- ENERGIA HIDRELÉTRICA --
efeitos positivos: a energia hidrelétrica não polui o ar; não precisa de combustíveis fósseis; dura mais tempo que as outras e é mais barata, porque não precisa de muitas pessoas trabalhando.
efeitos negativos: pode mudar o curso de um rio e causar a inundação de grande parte de um espaço, muitas vezes tirando casas de pessoas que moram perto desse espaço e destruindo o habitat natural de animais e plantas.
-- ENERGIA SOLAR --
efeitos positivos: a energia solar não polui durante o seu uso; o seu investimento em casas domésticas é possível e as instalações dos painéis solares que captam essa energia é bem fácil em lugares de difícil acesso.
efeitos negativos: os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia; a sua produção depende da situação atmosférica e as formas de armazenamento são pouco eficientes, quando comparadas com as outras.

27 comentários:

  1. E muito interessante a sua postagem,pois eu não sabia que a energia era envolvida em varias locais.Para o nosso grupo foi muito bom vocês terem esse blog por que nos não sabíamos que a energia era tão utilizada.Todos componentes do grupo estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. É meio difícil ver algo positivo nessas energias principalmente em relação a natureza mas o post foi bom pra ver que algumas delas servem não só pra destruir a natureza e tal Parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da ideia de mostrar os dois lados das energias, o positivo e negativo, mesmo concordando com o Grupo Foco que não existe lado positivo, quando se trata pra natureza, mas sim os que menos atingem o nosso meio.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. kkkkkkkkkkk kiessu mermao revelações logo aki ? kkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. achei bem legal, pois consegui fazer o meu trabalho rapidinho

    ResponderExcluir
  6. e você tirou quanto no trabalho Laura Riquete

    ResponderExcluir
  7. Ótimo blog, me ajudou bastante!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. to fazendo um trabalho sobre isso, só que é meio complicado

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. gostei muito do site, só acho que poderiam acrescentar o as pontos positivos e negativos do gás natural

    ResponderExcluir
  11. gostei muito do site, só acho que poderiam acrescentar o as pontos positivos e negativos do gás natural

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito até me ajudou a fazer o trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  13. Ótimo trabalho de vocês esse blog. Me ajudou bastante,meus parabéns pelo trabalho voluntário. Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Site maravilhoso adorei todas as informações.Bom só acho que poderia ter a energia geotérmica

    ResponderExcluir